quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pés pra que te quero

Sábado à tarde, sozinho, sem a patroa e sem fome na rua Galvão Bueno na Liberdade, decido sair do manjado circuito  China-Japão e vou pro "Setor Coréia". Mais underground, com mercados menores, mais escuros, mais exóticos... os sushis nas gôndolas refrigeradas são substituídos por pés de galinha, orelhas de porco e miúdos preparados das mais diversas formas. Porta estreita, segurança à paisana, tatuagens até o pescoço e aquela simpatia que só os sino-coreanos têm. Não espere ser benvindo e, ao perguntar a alguém sobre qualquer coisa não espere um português fluido, muito menos claro.
Mas então ...

Costumo ser uma mula diante de gôndolas com artigos do meu interesse. Empaco. Mas aqui foi demais. Acho que na seção de molhos, pós e pastas de pimentas gastei uns 25 minutos por metro linear de gôndola. Loucura. Tem molho de pimenta até pra mamadeira! Mas o que mais me surpreendeu foi o fato de  que quase a metade desses artigos você percebe que são "importação direta" (leia-se: contrabando) pois não tem aquela etiqueta branca com as informações em português, manja?  Fiquei de boca aberta... não imaginava que os coreanos e chineses fossem capazes disso. Fiquei desapontado. Nutria tamanha consideração por essa gente.
Mas enfim...
Artigos escolhidos, rumo para o caixa e sou atendido com a atenção e o siso típicos de um funcionário de repartição pública. Tento um "boa tarde" e nada... começamos a passar os produtos e de repente surge a comunicação entre o Sr. Coréia e mim... levo um susto com ele quase gritando com um sorriso na cara: "Bom !! Bom!! ... brasirero nom gosta, você gosta... bom, bom !" ... olho pra mão dele e ele abanando um pé de galinha temperado e cozido embalado a vácuo e então tudo fez-se claro... Coreano só gosta de brasileiro que gosta de pé de galinha. Veja só...ganhei um amigo coreano...ensinou receitas, técnicas de stir frying, ensinou como usar a pasta de alho com pimenta, como controlar o fogo, como "temperar" o aço da Wok que estava comprando...enfim... da próxima vez vou de orelha de porco com conserva de água-viva.... aposto que ganho sorriso, abraço e brinde!
Mai tá bão ...

Wok devidamente tratada, temperos a postos, fogão de alta pressão no último, dicas do Sr. Coréia na cabeça, pé de galinha de tira-gosto na barriga e o resultado foi esse Sei-lá-o-nome.