quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nova Iorque - Day 1

Dia desses fui a Nova Iorque atender a uma palestra a respeito do impacto sobre a camada de ozônio causado pelas emissões de gás carbônico de rebanhos de Iaques na Mongólia.
Apesar da extensa discussão sobre o tema a visita foi bastante breve mas, ainda assim, tive tempo de, logicamente, me alimentar.

Imbuído do espírito eco-consciente proporcionado pela horda de ecoamigos que lá fiz, resolvi determinar um critério especial para escolher as minhas refeições: "ALIMENTOS ORGÂNICOS"
Essa palavra não me saía da cabeça e então, nada mais natural do que optar por somente orgânicos. Na impossibilidade de encontrar os tais alimentos, adotaria no entanto a sugestão de Net Khai, um monge budista de renome internacional, que aproveitava o momento de escassez de arroz orgânico para jejuar.

E assim foi.
Lancei mão de todas as ferramentas disponíveis para conseguir seguir a risca a minha determinação de não seguir a sugestão de Mestre Khai.
Usei Google, obviamente, Concierge também, embora sem sucesso, mas quem me deu realmente boas dicas foi a camareira Cambojana Rochom P'ngieng que me indicou para um desjejum vegetariano o Alan´s Falafel & more, localizado, segundo ela, defronte ao World Trade Center. Levou um certo tempo até que eu encontrasse o carrinho do Alan pois por mais que eu procurasse a referência dada pela Srta. P'ngieng não pude encontrar. Mas valeu a procura.
E foi o próprio Alan, um simpatissíssimo e solícito egípcio cujo nome verdadeiro não consegui entender, que me sugeriu o prato da casa: Falafel Sandwich.

Um sanduíche em forma de cone envolto em uma providencial camada de papel alumínio que impedia que o snack se desmontasse. Bastante engenhoso.
Era um Pão Pita bastante macio, recheado com cinco Falafels - um bolinho de grão de bico frito na hora com casca crocante e interior macio - e alface orgânica cobertos com dois deliciosos molhos bastante picantes: um a base de leite e outro a base de tomate. SENSACIONAL!!!!!.



E foi o Sr. de boné colorido e cavanhaque que me explicou o porque da dificuldade de encontrar a referência fornecida pela Srta. P'ngieng. Ele vive por ali há aproximadamente 20 anos, morador de Marquises & Shelters (deve ser um condominio típico novaiorquino, pelo que entendi) filho de Tanzanianos explica que um maníaco Árabe e uma dupla de ex presidentes acéfalos resolveram demolir alguns prédios para aquecer a economia agitando o gigantesco mercado da construção civil e bélico.

Experiência 1 terminada com sucesso quase absoluto.  Só faltou a birra pra acompanhar e transformar o café da manhã em jantar de gala. Tio Sam não deixa vender birra na rua. Cretino.