quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nova Iorque - Day 1

Dia desses fui a Nova Iorque atender a uma palestra a respeito do impacto sobre a camada de ozônio causado pelas emissões de gás carbônico de rebanhos de Iaques na Mongólia.
Apesar da extensa discussão sobre o tema a visita foi bastante breve mas, ainda assim, tive tempo de, logicamente, me alimentar.

Imbuído do espírito eco-consciente proporcionado pela horda de ecoamigos que lá fiz, resolvi determinar um critério especial para escolher as minhas refeições: "ALIMENTOS ORGÂNICOS"
Essa palavra não me saía da cabeça e então, nada mais natural do que optar por somente orgânicos. Na impossibilidade de encontrar os tais alimentos, adotaria no entanto a sugestão de Net Khai, um monge budista de renome internacional, que aproveitava o momento de escassez de arroz orgânico para jejuar.

E assim foi.
Lancei mão de todas as ferramentas disponíveis para conseguir seguir a risca a minha determinação de não seguir a sugestão de Mestre Khai.
Usei Google, obviamente, Concierge também, embora sem sucesso, mas quem me deu realmente boas dicas foi a camareira Cambojana Rochom P'ngieng que me indicou para um desjejum vegetariano o Alan´s Falafel & more, localizado, segundo ela, defronte ao World Trade Center. Levou um certo tempo até que eu encontrasse o carrinho do Alan pois por mais que eu procurasse a referência dada pela Srta. P'ngieng não pude encontrar. Mas valeu a procura.
E foi o próprio Alan, um simpatissíssimo e solícito egípcio cujo nome verdadeiro não consegui entender, que me sugeriu o prato da casa: Falafel Sandwich.

Um sanduíche em forma de cone envolto em uma providencial camada de papel alumínio que impedia que o snack se desmontasse. Bastante engenhoso.
Era um Pão Pita bastante macio, recheado com cinco Falafels - um bolinho de grão de bico frito na hora com casca crocante e interior macio - e alface orgânica cobertos com dois deliciosos molhos bastante picantes: um a base de leite e outro a base de tomate. SENSACIONAL!!!!!.



E foi o Sr. de boné colorido e cavanhaque que me explicou o porque da dificuldade de encontrar a referência fornecida pela Srta. P'ngieng. Ele vive por ali há aproximadamente 20 anos, morador de Marquises & Shelters (deve ser um condominio típico novaiorquino, pelo que entendi) filho de Tanzanianos explica que um maníaco Árabe e uma dupla de ex presidentes acéfalos resolveram demolir alguns prédios para aquecer a economia agitando o gigantesco mercado da construção civil e bélico.

Experiência 1 terminada com sucesso quase absoluto.  Só faltou a birra pra acompanhar e transformar o café da manhã em jantar de gala. Tio Sam não deixa vender birra na rua. Cretino.

5 comentários:

  1. Charles!

    Que ótimo ler seu post, se tudo der certo vou outubro para NY. Quero mais dicas!
    Adoro Falafel, comia muito em Barcelona, mas realmente, realmente mesmo, o prazer é muito maior com uma birra, jamais comi sem esse acompanhamento perfeito. Só posso fazer coro a vc: Tio Sam, cretino!!!

    ResponderExcluir
  2. Charles, NY e SP não são tão diferentes assim... As duas têm suas fontes rápidas e fáceis de carboidratos e proteínas junto às sidewalks.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz,
    Vc tem até dia 22 de agosto para despejar tudo que seus neurônios captaram de NY no brogue. Gratíssima surpresa...
    Abx!

    ResponderExcluir
  4. Raquel: Mais dicas virão. Boa Viagem!
    M&M : "... mas os americanos são muuuuuuuuuuuuito melhores."
    Babieri: Não trabalho com deadline.

    ResponderExcluir
  5. Ok, ok... viagem adiada até vc descarregar o HD novaiorquino aqui.

    ResponderExcluir