segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Restaurantes Locais I

Há alguns dias fui almoçar em um restaurante que desde sempre foi uma das melhores opções de almoço na minha aldeia. Restaurante do Coser (pronúncia: Cóser). Não fosse algumas peculiaridades do atendimento seria apenas um restaurante familiar de vários anos de serviço com comida simples e acertada. Seria só isso. Não que seja pouco. É bastante até, mas está longe de ser tudo. Difícil encontrar um lugar frequentado por tantas pessoas com preferências tão diversas com relação aos pratos servidos... fulano gosta do nhoque, ciclano da lasanha, o outro do Filet à Parmegiana, tem até quem eleja a berinjela do couvert como o predileto, enfim, se tantos gostam de tantos pratos é porque todos, de alguma maneira, são bons. Mas repito: a comida aqui não é tudo. O melhor do lugar é o atendimento surreal do chefão, Zé Coser.
      Algumas considerações devem ser feitas antes de entrar no restaurante.
Antes de tudo coloque a cabeça porta a dentro. Caso você o veja, dê um passo para trás e olhe o relógio. Caso seja tarde, respire fundo porque vai ser repreendido. Caso não seja tarde, considere se não é cedo demais, pois da mesma maneira irá tomar reprimenda.
Ainda na calçada, olhe pra trás e conte em quantas pessoas vocês estão, se passar de 8 ou 9 se prepare e prepare os que estejam estreando no lugar...."Vocês estão achando que isso aqui é refeitório ?!"
Considere também a ocupação do salão...  "Vocês não estão vendo que está lotado?! Por que vocês não vão pro McDonalds?!"...
 Divertidíssimo.
Tendo sobrevivido à recepção sente-se e surpreenda-se com a gentileza e educação da molecada jovem que atende a todos com diligência e atenção dignas de serviço escocês.

ATENÇÃO: Caso queira um ajuste no prato, como por exemplo, o molho do à Parmegiana separado do Filet, solicite em voz baixa para os garotos... longe do Zé. Há anos faço isso com sucesso, mas outro dia o filho dele estava na mesa com a gente e viu o molho separado do bife... ouvi um monte do Zé-Filho... imagine se fosse o Zé-Pai... Mamma mia!!

Minha pedida é quase sempre o Filet à Parmegiana com o molho servido à parte, mas eventualmente, quando atendido pelo Zé-Pai, movido pelo medo, peço uma Lasanha que tem uma massa incrivelmente fina...





Mas não se intimide.
É risada só...
Há quem diga que a inteligência de alguém possa ser medida, entre outras coisas, pelo nível de requinte de seu senso de humor... eis um gênio.
E a sincera gentileza nota-se  no tratamento que este dirige às crianças e aos idosos... já vi criança de colo sorrindo pra ele, meu finado avô sempre o adorou e minha avó de oitenta e tantos anos o venera.
Salve Zé.

5 comentários:

  1. This restaurant too brings memories for me. Growing up in an Italian-american home, the smells of the slow cooking red gravy on a Sunday morning are etched into my mind. For me the most facisnating experience is the beef parmigan. For I have never had a dish like this in my country. It would be chicken, veal, (maybe pork), but never as beef. The unique taste to me was so enjoyable. Anna and Maggie enjoyed a lasagne that I made last night! What an appropriate post for me today.

    Frank

    ResponderExcluir
  2. I´m glad you liked the post... Next time you come visit us I already know what to cook... or what to order...lol
    Miss you all.

    ResponderExcluir
  3. ana cláudia grandi lagazzi1 de dezembro de 2009 às 15:20

    É´pouco dizer que o Zé é a alma de seu restaurante. Na verdade, ele deveria constar no cardápio, por que quando ele não está no local, falta alguma coisa muito gostosa !!! Cal, sua sensibilidade em escrever é demais ! Pode escrever livro de auto ajuda... Abraço, Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  4. Charles, Há muito meu querido Bro me diz que seu blog é d+. E há muito estou para vir ver. Vim, vi e fiquei sem palavras. Quase chorei com o post do Coser. Quem daquela aldeia não tem histórias deliciosas e emocionantes que aconteceram lá. O Coser deveria se tombado... Virei mais vezes. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ana:
    Obrigado!
    Vou providenciar um livro de auto ajuda...
    Acho que 3 páginas serão suficientes.
    Abração.

    Marcão:
    Saudades, meu amigo.
    Valeu!!
    Aguardamos visita "in loco"
    Abraço.

    ResponderExcluir